Atividades Formativas
Debates, oficinas, palestras e muito mais...Descubra o poder da criação cinematográfica no 15º Cinefantasy com nossas atividades formativas. De 9 a 30 de novembro, mergulhe em oficinas que vão desde a direção e roteiro até a crítica e análise do terror. Aprenda com profissionais renomados, crie seu próprio curta-metragem e refine sua capacidade crítica. Seja parte de um ambiente que celebra e educa sobre o cinema fantástico.
Oficinas
Oficina: Criando Mundos
A oficina abordará os fundamentos da Direção Cinematográfica, Escrita Criativa e Roteiro Audiovisual, com a filmagem de um curta-metragem feito pelos participantes.
Marcos DeBrito é cineasta, escritor e professor de Direção e Roteiro. Graduado em Cinema pela FAAP e especializado em Escrita Criativa, ministra oficinas e cursos de direção, roteiro e narrativa audiovisual pelo Brasil. Escreveu, dirigiu e produziu curtas e longas-metragens de suspense e terror, com prêmios dentro e fora do país. Entre eles, ganhou dois Kikitos no prestigiado Festival de Gramado. Como escritor, foi finalista do prêmio Jabuti em 2021.
Oficina: Crítica Cinematográfica
A oficina visa desenvolver habilidades críticas em cinema, com alunos analisando curtas da Mostra Horror do Cinefantasy 2023 e publicando duas críticas no site do festival.
Bruno Carmelo é editor e crítico de cinema desde 2004, com passagens por veículos de comunicação e revistas culturais nacionais e internacionais — Papo de Cinema, AdoroCinema, NISI MASA, Revista Universitária do Audiovisual e Le Monde Diplomatique Brasil. Mestre em Teoria de Cinema nas áreas de Estudos Cognitivos e de Recepção, e professor de cursos de Crítica de Cinema, Cinema Queer, Cinema de Pedro Almodóvar e Introdução à Análise da Imagem. Editor do site Meio Amargo.
Oficina: Terror da A24
No curso, participantes explorarão a linguagem e estética do terror da A24. Analisarão marcos deste século, destacando a ascensão da produtora e diretores emergentes e estabelecidos.
Carissa Vieira é formada em Artes Cênicas e Cinema e Audiovisual pela UFPE, atua como roteirista em diversas mídias e integrou o time do original Spotify Alimente Seu Sol. Também pesquisa a construção de personagens femininas e negros no cinema. É curadora e crítica de cinema. Ministra aulas de roteiro e narrativas e produz conteúdo voltado para gênero e raça no horror no YouTube e em outras mídias digitais.
Filippo Pitanga é crítico e curador de cinema, mestre em Comunicação e Cultura, professor, parecerista e consultor de roteiros. É membro de diversas associações de crítica e festivais de cinema, além de ser curador de eventos culturais e oficinas. Contribui regularmente com a mídia como comentarista e colunista, com histórico de participação em júris de prestigiados festivais internacionais e nacionais.