Júri
Nossa equipe de jurados é composta por renomados profissionais da indústria cinematográfica, incluindo cineastas, críticos, acadêmicos e entusiastas do cinema, cada um trazendo uma perspectiva única e um olhar crítico para a avaliação dos filmes. Conheça os especialistas que compõem nosso júri este ano e descubra mais sobre suas contribuições para o mundo do cinema.
Longas-metragens
DANIEL BANDEIRA

Iniciou sua trajetória no audiovisual em 2001, com a fundação da produtora Símio Filmes. Como montador, colaborou com diversos realizadores do cinema pernambucano e assinou a montagem de O Nó do Diabo, do coletivo paraibano Vermelho Profundo, e Brasil S/A, de Marcelo Pedroso. Em 2007, estreou na direção de longas-metragens com Amigos de Risco, exibido no 40º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Propriedade é seu segundo longa.
FRYSHA BOILARD ARES

Produtora de cinema e TV no Panamá e no Canadá, com mais de 18 anos de experiência. Ao longo dos anos, produziu múltiplos projetos em diferentes formatos, como ficção, realities, documentários e programas para TV. Fundadora da produtora panamenha Lucky 13 Films, especializou-se em cinema documental e cinema de gênero. Produtora da série “El Libro Oculto” e atualmente lançando, na Apple TV e Amazon Prime, seu filme “El Sacrificio”. Sua mais recente produção, “Te Puedo Escuchar”, está em fase de pós-produção. Além disso, conta com duas séries documentais originais em andamento e múltiplos projetos em desenvolvimento.
GUSTAVO VALDIVIA

Com formação em engenharia e design, atua como gestor e produtor cultural no Chile, integrando conhecimentos técnicos e criativos em projetos de destaque. Fundador e diretor do Santiago Horror – Festival Internacional de Cinema Fantástico, é também produtor executivo e cofundador da Fundação Chile Fantástico, dedicada ao fomento e promoção do cinema de gênero.
Mostra Afrofantástico
DAYHARA MARTINS

Bacharel em Letras, mestranda em Estudos Literários e pesquisadora da literatura de horror. Coordena o clube de leitura Raízes do Horror, que debate obras a partir de uma perspectiva racializada. Em suas redes, destaca o olhar político presente nas narrativas do horror negro.
JULIANA LIMA

Cineasta, pesquisadora e doutoranda em Educação, é idealizadora da oficina Descolonizando o Documentário. Seus filmes abordam música, gênero, raça e classe. Dirigiu curtas como Psiu!, Mayra está bem e Lá no Alto. Protagonizou a inclusão de políticas afirmativas no Funcultura PE e integra a Associação de Profissionais do Audiovisual Negro.
NATÁLIA BOCANERA

Advogada, crítica de cinema e editora, é cofundadora do site Coletivo Crítico. Membra do júri da Latin American Critics Awards for European Films, preside a Comissão Cultural da OAB (33ª Subseção) e atua na cobertura de festivais como Berlim e Cannes. Estuda cinema negro e feito por mulheres, com passagens por Cine Set, Feito por Elas e Cinema com Crítica.
Mostra AI Fantástico
ANDRÉ
PINTO

Roteirista, Diretor, designer e artista de VFX, produziu cerca de 16 curtas de fantasia e co-criou a série de horror SUPLICIUM, em exibição na Prime Vídeo e Box Play. Atualmente realiza projetos de pós-produção para cinema e tv através da Canto de Olho Filmes, atuando também com supervisão de Efeitos Visuais, tendo no currículo consultorias para os filmes Propriedade, de Daniel Bandeira e Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho.
CELSO
SABADIN

Jornalista, crítico, curador e professor de cinema, é autor de livros como Vocês Ainda Não Ouviram Nada e História do Cinema para Quem Tem Pressa. Roteirista e diretor do longa documental Mazzaropi, dedica-se à pesquisa e difusão da história do cinema em diversas plataformas.
MARCELLO TRIGO

Cineasta, roteirista, diretor e artista de voz, atua nos gêneros fantástico e sci-fi. Dirigiu O Túnel e um episódio da série Recife Assombrado. Criador dos audiodramas Os Tripulantes do Amanhã e Um Brilho nas Trevas. Fundador da primeira escola de dublagem de PE, também forma artistas da voz e investiga novas linguagens audiovisuais com IA.
SALOMÓN
REYES

Diretor, roteirista, produtor e ator. Premiado por curtas e docs em festivais internacionais, estreia em 2025 com o longa NICO. Vencedor do Ventana Sur 2022 com Golpe de Muerte, atuou em Sin Equipaje, Pastorela e séries como Amsterdam. Jurado em festivais de cinema de gênero na América Latina, como Macabro, Feratum e Santiago Horror.
Mostra ANIMAÇÃO FANTÁSTICA
CARLOS CÂMARA

Crítico, colunista de cinema na Band News FM João Pessoa, curador em festivais, criador de conteúdo no @cinematographico7 e advogado.
MIKANNN

Míriam Castro, a Mikannn, é jornalista e apresentadora. Desde 2015 comenta filmes, séries, animações e cultura pop em seu canal no YouTube. Atuou em veículos como Omelete, Estadão e Gshow, onde coapresentou o podcast Cena Aberta. Criadora da websérie Autópsia Game of Thrones, premiada no Rio Webfest 2021.
ROSANA URBES

Diretora, animadora e ilustradora, comanda a Planta Filmes em SP. Dirigiu o premiado Guida e trabalhou na Disney em filmes como Mulan e Lilo & Stitch. Seu curta Safo estreou em Annecy 2025, onde ganhou o Cristal Alexeieff Parker. Desenvolve o longa Nina, com apoio da Spcine, e ministra oficinas pelo Brasil.
Mostra BRASIL FANTÁSTICO
DONNY CORREIA

Poeta, cineasta, escritor e pesquisador, é doutor em Estética e História da Arte pela USP, com pós-doutorado em videoarte. Membro da Abraccine e ABCA, publicou livros de poesia e ensaios sobre arte e cinema. Dirigiu filmes como Totem e Era o tempo sofrendo de amnésia. Professor na Belas Artes-SP, criou o canal “Uma teia de ideias”, sobre arte, filosofia e psicanálise.
FRANCISCO GASPAR

Ator paraense radicado em São Paulo, com carreira no teatro, cinema e TV. Vencedor do Kikito de Melhor Ator (Gramado 2007) por O.D. – Overdose Digital e premiado no Festival do Rio e Maranhão na Tela. Atualmente, desenvolve seu primeiro roteiro de longa sobre a Guerrilha do Araguaia.
JOSIANE OSÓRIO

Curadora, programadora e júri de mostras e festivais, é diretora da Tábata Filmes e realiza o Lobo Fest e o FIC Fantástico, em Brasília. Preside o Fórum Nacional dos Festivais (2024/2026), é associada à FANTLATAM e atua como comissária titular do Audiovisual na CNIC (2023/2025).
Mostra DIRETORAS FANTÁSTICAS
ADRIANA CECCHI

Redatora, revisora e produtora audiovisual. Há 15 anos à frente do projeto multimídia Redatora de M%$#, dedicado ao horror e desgraçamento mental no cinema e na literatura. Pesquisa narrativas insólitas, história da arte e media o Clube dos Caóticos, grupo de leitura movido a caos e catarse.
CAROL BALLAN

Crítica de cinema desde 2021, é editora do No Sofá Com Gatos, veículo independente voltado ao cinema e à valorização de novas vozes. Compartilha impressões e recomendações entre salas de exibição e o ambiente doméstico, destacando o olhar feminino na crítica cinematográfica brasileira.
JANDA MONTENEGRO

Doutora em Literatura Brasileira Indígena (UFRJ), é roteirista, crítica de cinema no Cinepop e repórter cultural no Cabine Secreta. Atuou como assistente de direção em filmes de Miguel Falabella e Hsu Chien. Autora de diversos livros de ficção, entre eles Antes do 174 e O Último Adeus.
Mostra ESPANHA FANTÁSTICA
ESTEFANI CÉSPEDES

Diretora de fotografia, foquista, programadora e cineasta, com filmes exibidos em festivais como Sitges, BARS e Panamá Horror. Participou da Locarno Industry Academy e do Talents de Cámara. Curadora e diretora criativa do Histeria Festival (Costa Rica), foi jurada em diversos festivais e programadora do CRFIC. É também docente e formada em antropologia.
GONZALO MORO

Diplomata, é encarregado de assuntos culturais e científicos na Embaixada da Espanha no Líbano. Atuou em Madri, Bruxelas, Helsinque e foi cônsul-geral adjunto em São Paulo. Fluente em quatro idiomas, alia sua experiência em cooperação cultural à paixão pelo cinema, vendo na linguagem audiovisual uma ponte para o diálogo intercultural.
IVAN VILLAMEL

Formado em direção, roteiro e produção em Barcelona, especializou-se em linguagem cinematográfica. Seus curtas, como Refugio 115, Mr. Dentonn e La Nueva, somam mais de 300 prêmios e 1.000 seleções. Vencedor da Calavera de Ouro em Los Angeles, foi destaque na revista Mad Movies e atuou como jurado em festivais como o de Sitges.
Mostra ESTUDANTES
CLARA BASTOS

Produtora e gestora cultural, mestranda em Economia da Cultura (USP) e fundadora da Praia à Noite Produções. Desde 2012, atua em filmes, mostras e cineclubes, com mais de 40 produções no audiovisual, como Pacarrete e Fortaleza Hotel. Foi curadora da Mostra de Cinema Migrantes (Spcine) e júri em festivais como Cine Ceará e Cinefantasy.
MARIA FERNANDA BIANCHINI CALZADA

Roteirista e produtora audiovisual com formação em Ciências Sociais e Produção Audiovisual, une pesquisa etnológica e linguística à criação de narrativas visuais e sonoras. Com experiência em traduções e coordenação, desenvolve obras autorais que integram texto, imagem e som com sensibilidade e originalidade.
SAUL MENDES FILHO

Técnico em Audiovisual no IFBA (Ilhéus), mestre em Cultura e Turismo, é curador e ex-organizador do Cine Horror na Bahia e membro da FANTLATAM (2017–2022) e do festival estudantil Curta5. Atua como pesquisador e crítico no GoreBahia, com artigos sobre cinema, tecnologia e cultura. Foi docente de Jornalismo e avaliador de editais da FUNCEB/SECULT.
Mostra FANTASIA FANTÁSTICA
CLODOALDO MEDINA JR

Nascido em 1956, é Doutor em Artes Cênicas pela UNICAMP e Mestre em Artes pela City University de Londres. Autor dos livros Pequenas Escapadas e Histórias do TECA, atuou em importantes instituições culturais como os Theatros Municipais do Rio e de SP, OSESP e Festival de Campos do Jordão. É também um apaixonado pelo cinema fantástico.
NARA ESTEVES

Atriz e cineasta em formação, atuou em peças e curtas, dirigiu seu primeiro filme em 2024 e prepara um documentário. Formada em Design de Moda com pesquisa sobre Cinema Brasileiro, une estética, filosofia e simbolismo em suas criações e análises, integrando múltiplas áreas na produção audiovisual.
RAFAELA GERMANO

Mestre em Comunicação (UFPE) e graduada em Cinema (UFES), Rafaela Germano pesquisa o horror sob perspectiva feminista e queer. Criadora do site e clube Mulheres no Horror, já lecionou e ministrou cursos sobre monstruosidade feminina no cinema. Atuou como curadora e jurada em festivais, foi agente cineclubista na Spcine e hoje é assessora de imprensa na Sinny Comunicação.
Mostra FICÇÃO CIENTÍFICA
IVO COSTA

Roteirista e diretor dos curtas Sexta-Feira da Paixão, O Presente de Camila e Com Teu Sangue Pagará, também assina Influência. Integra o podcast Falando no Diabo e criou o curso História do Cinema de Horror. Foi curador e jurado nos festivais Boca do Inferno e Cinefantasy.
JEY CARRILLO

Graduada em Física e mestra pelo PECIM/Unicamp, com pesquisa em ficção científica e ensino, atua na edição de livros didáticos de Ciências. É produtora de conteúdo e integrante do podcast Mundo Freak Confidencial, dedicado a casos insólitos e fenômenos curiosos.
SABRINA DA PAIXÃO

Profa. Dra. na Faculdade de Educação da USP. Historiadora (FFLCH/USP) mestra e doutora em Educação (FEUSP). Vice-coordenadora do lab_arte – Laboratório de arte-educação e cultura da FEUSP. Associada à Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial – ASPAS. Atuou como pesquisadora no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, e como programadora cultural no Sesc Osasco.
Mostra FRANÇA FANTÁSTICA
ELÉONORE VIGIER

Redatora do portal Culturopoing, escreve sobre cinema e literatura infantojuvenil. Suas críticas abordam lançamentos e clássicos em mídia física. Realiza entrevistas com cineastas e cobre festivais como L’Étrange Festival (Paris), FIFF (Créteil) e Fenêtres sur Courts (Dijon).
LETÍCIA ALASSË

Jornalista, pesquisadora e crítica de cinema. Baseada em Paris desde 2019, é mestre em Comunicação e Cultura pela Université Paris VIII e escreve para o CinePOP desde 2016. É membro da Abraccine e da Fipresci, além de votante internacional do Globo de Ouro.
LOUIS-JEAN DECAZES

Crítico de cinema da revista Séquences, integra o comitê de seleção do Festival du Nouveau Cinéma de Montréal. Foi curador na Cinemateca quebequense, Rendez-vous Québec Cinéma e Concordia Film Festival, onde também atuou como co-diretor. É produtor executivo do próximo longa de Matthew Wolkow.
Mostra HORROR
CARISSA VIEIRA

Recifense radicada em São Paulo, Carissa Vieira é roteirista, curadora e professora. Formada em Artes Cênicas e Cinema pela UFPE, roteirizou o original Spotify “Alimente o seu sol”. Atua em curadorias e júris de festivais, com foco em gênero e raça. É colunista do Cinem(ação) e mantém um canal sobre representatividade no audiovisual, especialmente no horror.
CARLOS PRIMATI

Crítico e pesquisador especializado em cinema fantástico. Escreve sobre o gênero para livros, catálogos de mostras de cinema e livretos para lançamentos em home video. Também ministra cursos livres sobre horror, ficção científica e fantasia. Como curador, é responsável por diversos Festivais e Mostras de Cinema Fantástico pelo Brasil, entre outros eventos.
ISABEL WITTMANN

Crítica de cinema e antropóloga, doutora em Antropologia Social pela USP, com pesquisa sobre gênero e sexualidade no cinema fantástico. Criadora do Feito por Elas, projeto que visa a discussão e divulgação do trabalho de mulheres no audiovisual. Membra da Abraccine e votante do Globo de Ouro.
Mostra QUEER FANTÁSTICO
ARYANNE RIBEIRO

Mineira, arquiteta, produtora e gestora audiovisual. Atua como realizadora, curadora e jurada de festivais de cinema. Preside o Instituto Gesto, integra a Comissão Nacional de Pontos de Cultura e é diretora no Fórum dos Festivais e coordenadora Sudeste do Fórum ConECta, com forte atuação no controle social da cultura.
CRISTIANO SOUSA

Doutorando em Arte e Cultura Visual (UFG), curador e diretor de festivais como Digo, Morcego Vermelho e GOFilm. Vice-presidente da FANTLATAM, fundador da DIVERCILAC e Secretário-Geral do Fórum dos Festivais. Premiado como cineasta, produtor e ativista da diversidade, com passagens por Cannes e Ventana Sur. Atua também como roteirista e fotógrafo.
RIVANILDO FEITOSA

Jornalista com especialização em Telejornalismo (UFPI), é escritor com três romances publicados, incluindo Pequenas Mortes dos Brutos (Patuá). Editor do BOOK RF, revista de arte e cultura, é também roteirista e documentarista, com formação em cursos e laboratórios como AIC, Barco, Trama, Cine BH, Tiradentes e Ouro Preto.